Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Richard Parker e Vagner de Almeida, da ABIA, participam de Congressos sobre Saúde Sexual no México


A histórica e populosa Cidade do México serviu de cenário para dois dos maiores encontros sobre saúde sexual e sexologia no mundo. Entre os dias 12 e 15 de outubro, a capital do México sediou o 24º Congresso da Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS) e o XII Congresso Nacional de Educação Sexual e Sexologia. Richard Parker (diretor-presidente) e Vagner de Almeida (Assessor e Coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens) foram, respectivamente, os representantes da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) no evento.

Norteada pela temática “Construindo Pontes em Saúde e Direitos Sexuais”, o encontro teve como objetivo lembrar que a saúde, no geral, não pode ser alcançada sem a atenção à Saúde Sexual e aos Direitos Humanos a toda e qualquer pessoa neste mundo. Logo, a WAS foi mais oportunidade para celebrar e compartilhar a diversidade e a riqueza da ciência e prática da saúde sexual e dos direitos sexuais. O público presente foi composto, majoritariamente, por pesquisadores, clínicos, educadores, formuladores de políticas e ativistas com experiência e interesse em direitos humanos e sexuais.

Vale ressaltar que o campo da saúde sexual é complexo e consiste em uma ampla variedade de disciplinas, incluindo educação, ciências psicológicas e outras ciências sociais, medicina, saúde pública e atividades que variam de pesquisa, terapia, educação e advocacia. A fim de aprofundar os diálogos de maneira interseccional e atrair pesquisadores, profissionais de saúde, educadores, assistentes sociais, ativistas e outros para apresentar seu trabalho no Congresso, o Comitê Científico da WAS criou sete faixas que visavam representar a maioria das disciplinas envolvidas em saúde sexual e direitos sexuais. Foram eles:

  1. Direitos e ética sexual (Tommi Paalanen & Tomoko Saotome)
  2. Ciências sociais e do comportamento (Terry Humphreys & David Paternotte)
  3. Ciências clínicas e terapia (Denise Medico e Patricia Pascoal)
  4. Ciência Básica (Jim Pfaus)
  5. Medicina Sexual (Mijal Luria & Béatrice Cuzin)
  6. Saúde Pública e Políticas Públicas (Kenneth Rochel de Camargo)
  7. Educação (Osmo Kontula e Lin Myers Jovanovic)

 

Segundo relatado por Vagner de Almeida, um dos pontos altos do evento foram as discussões em torno das campanhas globais sobre a polêmica “ideologia de gênero”, “apesar de uma mesa latina sobre esta questão ter sido cancelada sem nenhuma explicação e com muito boatos sofre uma intervenção de pessoas ter ameaçado essa sessão”, contou.

A sessão plenária sobre “Política Global de Prazer e Perigo: lutas pela saúde sexual e direitos sexuais no século XXI” teve como um dos convidados centrais o antropólogo Richard Parker, numa mesa mediada pela ativista cubana Mariela Castro e o cientista social francês Alain Giami. A fala de Parker concentrou-se em apontar as dimensões sociais e culturais de gênero e sexualidade, os aspectos sociais do HIV / AIDS, e a relação entre desigualdade, estigma e discriminação, além de toda a expertise sobre as políticas de saúde global e sobre o papel dos movimentos sociais e da mobilização da comunidade na resposta aos principais desafios da saúde pública no Brasil.

 

A WAS é a maior organização guarda-chuva do mundo no campo da saúde sexual / direitos sexuais, representando mais de cem organizações membros e várias outras organizações globais dos cinco continentes. Além disso, a WAS é uma organização verdadeiramente multidisciplinar e a organização global mais antiga no campo da saúde sexual, celebrando ainda seus 40 anos nessa edição. Nascida em 1978, preocupa-se principalmente com a saúde e os direitos sexuais em todo o mundo desde então.

 

Texto: Jean Pierry Oliveira

Fotos: Vagner de Almeida

 

%d blogueiros gostam disto: