Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Coneckta: canal acessível a deficientes visuais e auditivos lança vídeo sobre HIV


Recém-lançado, o Coneckta é um canal de vídeos informativos acessíveis para todos: ouvintes, surdos, surdocegos, cegos e disléxicos. Com Libras para os surdos sinalizados e legenda para os surdos oralizados.

Pra se ter ideia, até o layout dos vídeos foi pensado para este público. As fontes e cores foram criadas para que os surdocegos, cegos e disléxicos consigam enxergar, sem atrapalhar a leitura. Pra isso, foi realizada uma pesquisa com alguns surdocegos e eles escolheram a cor, a fonte e o tamanho da legenda. Os vídeos ainda contém áudio para os cegos com perda total de visão.

O canal deve trazer vídeos sobre temas variados, mas sempre muito importantes de serem debatidos e conhecidos. Muitas vezes, informações difundidas no mundo para quem ouve, fala e enxerga, acabam não atingindo pessoas que não tem estas mesmas facilidades.

Allan Victor, criador do projeto Conekta, falou com o Põe na Roda sobre a idealização do trabalho e a importância de se levar informações à uma comunidade que muitas vezes simplesmente não as tem pela dificuldade – e muitas vezes até falta de interesse – de se traduzir conteúdos em libras.

Prova disso é o caso do primeiro vídeo lançado, que fala especificamente sobre HIV. Ficou clara a ignorância e carência de dados básicos de boa parte desta comunidade quanto ao tema com o feedback recebido por ele.

“O nosso primeiro vídeo foi ‘HIV – Prevenção e Tratamento’. Convidamos um médico infectologista que é referência no Brasil, o Rico Vasconcelos, para passar informações. O vídeo resultou num material leve, divertido, e com muita informação necessária e importante para ouvintes, surdos, surdocegos, cegos e disléxicos, afinal, o tema ‘HIV’ é de suma importância pra todos!”, diz Allan sobre o vídeo.

Logo em seguida, ele ressaltou o feedback obtido com o vídeo em sua primeira publicação no Facebook do Coneckta: “Acredite, Recebemos inúmeros emails e mensagens de surdos, surdocegos e cegos que não sabiam o que é o HIV. Tinham surdos afirmando que alho e limão e também ‘aceitar Jesus’ curam o HIV.”

Fonte: Põe na Roda

%d blogueiros gostam disto: