Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Carta do Betinho sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro


Após a infeliz afirmação de Jair Bolsonaro  ao dizer que “uma pessoa com HIV é uma despesa para todos aqui no Brasil”, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), ambos fundados por Herbert de Souza – o Betinho, falecido em 1997 debilitado pela AIDS – elaboraram uma carta inspirada nas ideias do sociólogo em resposta a Bolsonaro. A carta traz a assinatura de Betinho.

Segundo o documento, Betinho expressaria perplexidade ao descobrir que um ex-oficial do Exército assumiu o cargo de presidente da República e lembraria com orgulho do surgimento da política brasileira de enfrentamento à AIDS em meados da década de 1980. “O programa foi fruto legítimo de uma luta solidária por uma assistência integral e universal a todos os brasileiros e brasileiras que dela necessitem, independentemente de qualquer condição social ou econômica”, afirmaria.

Betinho também reforçaria que milhares de pessoas foram salvas naquele momento. “Não seria motivo para encher de orgulho toda uma nação, e em especial, seus representantes políticos?”, perguntaria o sociólogo. A mensagem de Betinho seria finalizada com uma convocação para a mobilização. “Estamos em outros tempos, mas a urgência da luta cidadã é a mesma. Nas ruas ou na internet, é preciso reagir”.

Sobre Betinho

Herbert de Souza foi um sociólogo brasileiro e ativista dos direitos humanos no Brasil. É conhecido por ter criado o projeto “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida” que mobilizou várias campanhas para arrecadar mantimentos em favor dos pobres e excluídos. Em 1991 ganhou o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), por sua luta em defesa da reforma agrária e dos direitos dos indígenas. Betinho e seus irmãos o cartunista Henfil e o músico Chico Mário eram hemofílicos, doença herdada da mãe. Ele se infectou com vírus HIV numa transfusão de sangue. O sociólogo acreditava que o desenvolvimento humano só acontecerá “se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade”.

Leia a Carta do Betinho sobre a declaração de Bolsonaro na íntegra aqui!

 

Fonte: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS

%d blogueiros gostam disto: