Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Canadá suspende proibição de doação de sangue para três meses para homens gays e bissexuais


Foto: (Pexels)

O período para o qual homens gays e bissexuais no Canadá devem se abster de sexo antes de doar sangue deve cair de um ano para três meses.

A mudança foi anunciada ontem pelo ministro da Saúde do Canadá, Ginette Petitpas, e deve entrar em vigor em 3 de junho deste ano.

“Hoje, estamos dando um passo importante em direção a um sistema de doação de sangue justo e baseado em evidências, reduzindo o período de deferimento para três meses e avançando para uma avaliação comportamental”, disse Petitpas Taylor.

Uma proibição vitalícia foi introduzida em homens homossexuais e bissexuais doando sangue no Canadá em 1992. Essa proibição foi alterada em 2013 e homens gays e bissexuais foram autorizados a doar sangue se se abstiverem do sexo por cinco anos. O período de diferimento foi novamente reduzido em 2016 para um ano.

“Temos empatia com indivíduos que, por muitas razões diferentes, não podem doar sangue ”, disse o Dr. Graham Sher, executivo-chefe da Canadian Blood Services. “Esta redução adicional ao período de espera representa o próximo passo disponível na atualização dos nossos critérios de doação de sangue.

“O trabalho para evoluir os critérios de elegibilidade para doação de sangue não termina aqui. A pesquisa necessária para gerar mais mudanças baseadas em evidências está em andamento ”, acrescentou o Dr. Sher.

Grupos LGBT + têm criticado as proibições de doação de sangue para homens gays e bissexuais

A Canadian Blood Services informou que atualmente está realizando treinamento de pessoal para garantir que a nova política seja implementada efetivamente.

O grupo – ao lado do Héma-Québec – apresentou pedidos ao Ministério da Saúde em dezembro do ano passado para mudar as regras.

O advogado Christopher Karas tem criticado fortemente as regras de doação de sangue anti-LGBT + no Canadá. Em 2016, ele entrou com uma reclamação de direitos humanos sobre o assunto, segundo a CBC News.

“Vimos passos incrementais que, francamente, não chegam ao cerne da questão, que é que essas políticas não são baseadas em comportamento. Essas políticas têm como alvo grupos e não permitem que esses grupos doem sangue por razões discriminatórias ”, disse Karas.

Vários países em todo o mundo proíbem homens que fazem sexo com homens (HSH) de doar sangue. Nos últimos anos, alguns mudaram suas políticas para permitir que homens gays e bissexuais doassem sangue se se abstivessem de sexo por um certo período de tempo.

Proibições de doação de sangue em homens gays e bissexuais têm sido criticadas por várias organizações LGBT + por duas décadas.

Fonte: Pink News

%d blogueiros gostam disto: