Às vésperas do Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrado em 1° de dezembro, a farmacêutica global GSK/ViiV Healthcare lança campanha visando o empoderamento de pessoas vivendo com HIV. Para isso, a empresa convidou uma pessoa que vive com HIV para reproduzir a ação da campanha do Free Hugs – movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços para desconhecidos em locais públicos –, na Avenida Paulista, em São Paulo. A ideia foi inspirada na atitude adotada pela princesa Diana na década de 80, que visitava hospitais para abraçar, apertar as mãos e interagir com pessoas vivendo com HIV. Intitulada como Abrace a Positividade e com intuito de falar de bem-estar, a GSK também estreia o site Vivo no Positivo, com informações para estimular que pacientes procurem uma melhor qualidade de vida.
A farmacêutica, responsável por desenvolver o primeiro medicamento para HIV/aids no mundo em 1987, já tem como parte de sua história a busca constante por soluções para melhorar a vida das pessoas vivendo com HIV. A partir disso, nesta nova ação, a ideia é se aproximar do público fornecendo informações que estimulem a procura por viver com maior bem-estar, incluindo não apenas o uso correto de seus medicamentos, como também a adoção de medidas para uma vida mais saudável. A campanha também conta com influenciadores digitais que serão responsáveis por espalhar a ideia nas redes sociais.
O tempo passou, e hoje, é possível viver com HIV e com qualidade de vida desde que a pessoa com HIV se mantenha em tratamento e com acompanhamento clínico adequado. Estimativas indicam que das pessoas vivendo com HIV no Brasil, 84% já fizeram o teste; destas, 75% estão em tratamento para o vírus; e, dentro deste grupo, cerca de 92% apresentam carga viral indetectável. Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta ao tratamento mais adequado para o HIV. Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus no país e 87% das que iniciaram o tratamento em 2018 estão em uso do dolutegravir.
Comprometida com a meta 90-90-90, estabelecida pelo Unaids para controle da epidemia, a GSK/ViiV Healthcare trabalhou anteriormente com campanhas de conscientização como o Match de Reponsa, um movimento nas redes sociais que tinha o intuito de desmistificar diversas questões em torno do tema HIV; e Teste na Testa, que tinha como objetivo incentivar jovens a criarem o hábito da realização do teste para HIV regularmente.A farmacêutica também possui parceria com ONGs que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade e que vivem com HIV.
Além disso, por meio do Projeto Atitude Positiva, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, temas como gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, HIV/aids, violência e diversidade são abordados de forma lúdica, educativa e divertida em escolas. Por fim, o Portal ParticipatHIVos reúne informações e materiais educativos para auxiliar profissionais de saúde no cuidado com as pessoas vivendo com HIV, oferecendo informações atualizadas e de fácil acesso.
Fonte: Agência de AIDS