Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro recebe evento em homenagem ao Dia Internacional contra a Homofobia


Foi realizado nesta quinta-feira na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro o evento “DiverCidade – Ocupando a Câmara na luta por direitos!”, em alusão ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia. O encontro, que foi organizado pelo mandato coletivo do vereador David Miranda, tinha como objetivo celebrar as lutas de todos os LGBT’s, reivindicar direitos e homenagear aqueles que incansavelmente vem lutando para garantir conquistas desses indivíduos em tempos de tanto retrocesso. O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens foi representado pelo coordenador Vagner de Almeida e a assistente de projetos Jéssica Marinho.

Já quebrando preconceitos, pela primeira vez, a Casa viu uma trans cantar o Hino Nacional. A responsável por este momento foi Jane Di Castro, que foi aplaudida de pé pelos presentes e recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida a personalidades femininas com relevância no cenário cultural, humanitário ou artístico. Com o Plenário lotado, David iniciou a sua fala relembrando o porquê de todos estarem ali reunidos na busca de um objetivo em comum, a busca pelo respeito aos LGBT’s.  Em seguida o vereador iniciou um discurso emocionado sobre o assassinato de Marielle Franco, mulher lésbica e negra. “Podem ter tirado o corpo de Marielle, mas ela vive”, afirmou Miranda.  Em seguida, o vereador entoou as palavras de ordem “ Marielle, Presente! Anderson, Presente! Theusinha, Presente! Agora e sempre” que foram repetidas pelos presentes.

Uma das convidadas para compor a mesa foi Mônica Benício, esposa de Marielle, que recebeu das mãos do vereador uma homenagem a sua mulher e agradeceu a todos por não deixarem que a morte de sua mulher fosse esquecida. A transgênera Biancka Fernandes, ex-aluna da Oficina de Teatro Expressionista do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, fez a leitura de um texto escrito por ela sobre as dificuldades de ser trans no país e também comoveu a todos. Além dessas, outras diversas homenagens e manifestações artísticas tomaram o local.

Outros nomes e organizações do movimento LGBT foram homenageados na noite como o Grupo Pela Vidda/RJ, Lorna Washington, Lula Sam, os times de futebol gays Bees Cats Soccer Boys e Alligaytors, entre outras personalidades.

Com uma enorme bandeira LGBT estendida nas escadas da Câmara a noite foi encerrada com um ato em homenagem a morte de Marielle e Matheusa.

Texto: Jéssica Marinho

 

%d blogueiros gostam disto: