Que as Forças Armadas são um dos ambientes mais repressivos do mundo para a comunidade LGBT, não é novidade para ninguém. Mas agora, em uma ação inédita, a Califórnia, nos Estados Unidos, aprovou uma lei que criará o primeiro Memorial de Veteranos LGBTs no Desert Memorial Park em Cathedral City.
A proposta foi sancionada pelo governador do estado norte-americano, Jerry Brown.
De acordo com explicações passadas à imprensa, o memorial consiste em um monumento em formato de obelisco de granito de mogno de Dakota do Sul com o logo dos Veteranos Gays, Lésbicas e Bissexuais da América.
“Nosso memorial se tornou um local sagrado para estes militares que muitas vezes foram excluídos dos funerais militares de seus entes queridos, excluídos de se despedir e ter uma oportunidade de se aproximar”, afirmou Tom Swann Hernandez, veterano do corpo de Fuzileiros Navais e da Reserva da Marinha, ao ressaltar a importância e simbolismo que o memorial, previsto para inaugurar em novembro, representará para a instituição.
É oportuno lembrar que o projeto já havia sido suscitado no passado, mas foi negado pelos governos anteriores, inclusive o de Arnold Schwarzeneger.
Com informações do site Põe na Roda
Fonte: Observatório G