Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Assessora se torna a primeira funcionária trans com nome social no crachá da Alerj


Foto: Reprodução/TV Globo

A assessora Lana de Holanda é a primeira transexual a conquistar o direito de usar um crachá com o nome social na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O nome que ela escolheu estampa o documento da funcionária de 28 anos.

“O nome é algo tão básico para qualquer ser humano, né? Você ter o seu nome de acordo com o seu gênero, de acordo com quem você é. E para a gente, que somos mulheres trans, travestis, homens trans, é muito importante que tenha um nome feminino que defina”, disse Lana.

Desde o início do ano, Lana trabalha na equipe de gênero do gabinete da deputada Monica Francisco, do PSOL. A conquista do nome no crachá não foi simples: o primeiro nome veio errado. Ela espera que seja um primeiro passo para inclusão de mais pessoas trans na Alerj.

“É importante que a partir da conquista do meu crachá, se crie mecanismos para que outras pessoas trans que venham trabalhar aqui tenham também seus nomes sociais respeitados no crachá. Tem um preconceito que é muito simbólico que é você não ver outras pessoas como você trabalhando aqui”, diz a assessora.

Antes de trabalhar na Alerj, Lana atuou no gabinete da então vereadora Marielle Franco, também do PSOL, morta em março do ano passado. Desempregada, ela teve medo de não conseguir um novo emprego por causa do preconceito em contratar pessoas trans.

“Lana é uma dessas pessoas que encontramos na vida e queremos abraçar. Ela é uma guerreira, que luta não apenas por ela, mas pelo coletivo. Lana, como mulher trans, enfrenta batalhas para que sua voz não seja calada, para que sua dignidade e suas conquistas não sejam anuladas”, disse a deputada Monica Francisco.

Fonte: G1

%d blogueiros gostam disto: