Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

ALERJ debate nesta quarta feira criação do Dia do Orgulho LGBT


Foto: Divulgação

Foi votada em primeira discussão nesta quarta feira (18), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), a criação do Dia Estadual do Orgulho e Cidadania LGBT. A autoria é do vereador Carlos Minc (sem partido). Segundo ele, é importante que o Rio de Janeiro planeje ações e políticas públicas pela erradicação da homofobia, com uma data oficial de celebração em todo o estado que seria no dia 28 de junho.

O deputado baseia o projeto apoiado numa pesquisa realizada pelo Ucam/IMS/Uerj onde 416 homossexuais foram entrevistados e destes, 60% apontaram terem sido vítimas de algum tipo de agressão ou violência por conta da orientação sexual. O Projeto de Lei (PL) é de 2010, foi arquivado em 2011, porém retornou a pauta após ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Mas aqui cabe uma reflexão: seria apenas o Orgulho e Cidadania LGBT que precisasse ser lembrado e preconizado de ações afirmativas em políticas públicas? Não que esta população não mereça ou não as tenha, pelo contrário. A iniciativa é mais um esforço na luta contra o preconceito, entretanto, diversos outros espectros populacionais encontram-se a margem de direitos em políticas públicas e, talvez, devessem ser mencionadas por outros nobres partidários. Motivos não faltam para isso, basta olharmos para os jovens que para além do desemprego que os atinge com maior intensidade, também são os mais infectados pelo HIV e pela AIDS no RJ (e no Brasil), para as pessoas vivendo e convivendo com o HIV/AIDS que ainda não dispõem de casas de acolhimentos no estado, da valorização do SUS como mecanismo público de saúde, entre outros. Não seria interessante um dia para se lembrar de todos esses? Porque não lembram? Falta de interesse ou esquecimento?

Aguardemos um dia na ALERJ…

Edit: O PL foi aprovado por 30 votos a 12 na última quarta-feira.

Fonte: G1

%d blogueiros gostam disto: