Nesta quinta-feira (28) foi realizado o primeiro módulo do curso para agentes comunitários da Clínica da Família Cantagalo/ Pavão-Pavãozinho, que fica na zona sul do Rio de Janeiro e atende quatro micro áreas daquela região. O curso foi ministrado pelo assessor do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens e coordenador da área de promoção da saúde e prevenção, Juan Carlos Raxach e pelo coordenador da área de treinamento e capacitação, Salvador Corrêa.
Neste primeiro módulo foram abordadas as questões sobre acolhimento e prevenção combinada. O treinamento se prolongou ao longo do dia e contou com um pequeno teatro, que tratou sobre as temáticas em volta das questões de gênero e sexualidade seguida de um debate sobre diversidade sexual.
De acordo com Raxach, “ o encontro foi de extrema importância principalmente nesse momento conservador no qual vivemos. Os próprios agentes ao fim do curso falaram sobre a satisfação de estarem ali e conseguirem tirar dúvidas sobre temas que vivem cotidianamente e pouco sabem responder como prevenção combinada, carga viral indetectável, sexo oral entre outros. O assessor completou sua fala afirmando que “ treinamentos como esses devem ser multiplicados em todas as clínicas da família já que são estes agentes comunitários que lidam diretamente com a população. ”
Um próximo encontro será realizado no mês de julho onde o tema central será em torno do sigilo.
Texto: Jéssica Marinho