“Que preconceito você trouxe hoje?” Será essa indagação que a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), por meio de uma oficina teatral do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens levará para a cidade de Curitiba no dia 28 de setembro, durante o Congresso Brasileiro de HIV/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
Durante o evento, das 12h30 às 13h30, o palco Paulo Freire, cederá lugar para diversas intervenções e oficinas teatrais de cunho expressionista como forma de elucidar questões relativas a prevenção do HIV/AIDS, acolhimento, autoestima e o desenvolvimento do fortalecimento psicológico dos indivíduos afetados pelo sistema que os oprimem.
As oficinas iniciam-se com um jogo teatral “QUE PRECONCEITO VOCÊ TROUXE HOJE?”, abrindo uma série de questionamentos sobre todas as formas de preconceitos que o jovem pobre, de periferia, vivendo ou convivendo HIV e AIDS e habitando em cinturões de violências estruturais enfrentam e perpassam no seu cotidiano. Tudo de forma capacitadora que permita a posterior multiplicação dos participantes diante dos aprendizados em suas comunidades ou regiões.
A oficina organizada pela ABIA, está no âmbito das atividades realizadas pelas organizações que compõem a articulação nacional de AIDS (ANAIDS) no XI º Congresso Brasileiro de HIV/AIDS e IV º Congresso de Hepatites Virais.