Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

ABIA promove ações para chamar a atenção para outra grave epidemia, a de HIV/Aids


Uma das ações é o relançamento do livro clássico de Richard Parker e Peter Aggleton, “Estigma, Discriminação e AIDS”. Divulgação/ABIA

Em meio à crise sanitária e política instalada no país em razão da pandemia da Covid-19, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) está promovendo uma série de ações para o enfrentamento do estigma do preconceito e da discriminação em relação às pessoas que vivem com HIV/ AIDS. Uma delas é o relançamento do livro clássico de Richard Parker e Peter Aggleton, “Estigma, Discriminação e AIDS”, que completa 20 anos em 2021.

Além disso, a ONG também está preparando outro livro com histórias reais de estigma e discriminação. A chamada para voluntários contarem suas histórias está aberta até o dia 31 de maio. A instituição lançou ainda um podcast sobre Estigma e conversou com um dos principais especialistas sobre o assunto na área do direito, o desembargador Roger Raupp Rios. A ABIA já distribuiu este ano mais de três mil materiais informativos sobre HIV/AIDS, prevenção, direitos sexuais e sexo mais seguro em todo país para organizações parceiras, gestores de saúde e ativistas.

“Estigma, Discriminação e AIDS” é considerado um clássico na literatura sobre HIV/AIDS no Brasil e no mundo. Desde que foi publicado pela primeira vez, em 2001, o texto não parou de circular pelo mundo. As reflexões de Parker e Aggleton ajudaram a remodelar o estudo do estigma relacionado ao HIV e à AIDS, bem como as abordagens desenvolvidas para enfrentá-lo. Parker reconhece que a trajetória do livro traz lições importantes. Uma delas é o quanto as reflexões que circulam pelo mundo têm raízes na experiência brasileira e na longa história de engajamento do movimento AIDS no país nas décadas 1980 e 1990.

“Betinho, por exemplo, foi a primeira pessoa no mundo (pelo meu conhecimento) a articular “direitos humanos” como um marco para a resposta à epidemia – em sua palestra de 1987 sobre “AIDS e Direitos Humanos”, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ”, assinala o diretor-presidente da ABIA.

Outra ação da ABIA é a próxima publicação que será lançada ainda este ano e que está em fase de produção. Estão abertas as inscrições para inscrever histórias reais e participar como voluntário/a da próxima publicação que a ABIA vai lançar em breve sobre estigma e discriminação em relação às pessoas que vivem com HIV/AIDS.  O objetivo é contar histórias reais de estigma e discriminação que as pessoas que vivem com HIV/AIDS estão enfrentando no cotidiano. A ABIA informa que se o/a voluntário preferir, o anonimato é garantido. Para participar, basta enviar uma mensagem para abia@abiaids.org.br até o dia 31/05.

“ABIA Podcast”

Estigma é o primeiro episódio do “ABIA Podcast”. A conversa propõe uma reflexão sobre como o estigma leva à discriminação e preconceitos em relação às pessoas que vivem com HIV. A iniciativa tem como objetivo oferecer ao público um novo modo de acessar as produções elaboradas pela ABIA e parceiros sobre HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. A conversa é conduzida pelo vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr.

Para falar sobre estigma, a instituição convidou o desembargador federal Roger Raupp Rios. O entrevistado é mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Rios é desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. É também professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRITTER). Possui vasta experiência e produção acadêmica na área de direito, com ênfase em direito público. Atua nas áreas dos direitos humanos, direitos fundamentais, direitos da antidiscriminação, direitos sexuais e do direito à saúde. É também autor de vários livros como “Em Defesa dos Direitos Sexuais” (2007) e “Direito da Antidiscriminação” (2008). Para ouvir o podcast só acessar 

%d blogueiros gostam disto: