Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

ABIA participa da aula inaugural do curso TRANSformação na Fiocruz


Foi realizada na tarde da última sexta feira (25), no auditório do Pavilhão de ensino do INI/Fiocruz, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, a Aula Magna e inaugural do Curso TRANSformação concebido por Alessandra Makkeda, assessora parlamentar do Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) em parceria com a UERJ. O propósito do encontro foi reunir as principais lideranças do movimento social e sociedade civil, como a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), por meio do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, para discutir a atual vulnerabilidade e representação da população de transgêneros no Rio de Janeiro e no Brasil, além de promover um debate com o público presente e a apresentação do curso.

De 25 de agosto até 14 de novembro o curso TRANSformação abordará diversas questões e temas de cunho social, profissional e empreendedor com foco no empoderamento de Travestis e Transexuais a partir de temas como: Direitos Humanos, Lei de Identidade de Gênero, História do Movimento LGBT, Políticas de AIDS, Elaboração de Projetos Sociais entre outros. “É importante estar ligado na luta, no nosso movimento, na história dos que nos antecederam e precisamos aprender com eles. Mas também pautar novas estratégias para o futuro”, disse Makkeda. E completou: “nós temos várias questões internas e acho que esse Curso pode nos dar fomento maior sobre o que somos, sobre a história da AIDS – porque é impossível ser ativista LGBT sem falar da AIDS – entre pequenas outras coisas. É isso que eu quero de vocês meninas que são novas, frescas e precisam aprender sobre política, não exatamente partidária, mas (para) lutar por seus direitos”, pediu. Nélio Georgini, representante da Coordenaria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-RJ), da prefeitura do Rio, esteve presente no lançamento do curso e afirmou que “apesar de estarmos numa situação financeira difícil lá na pasta, o que podemos fazer estamos fazendo para ajudar”.

Representante do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em nome do coordenador do Projeto Vagner de Almeida, o assistente Jean Pierry Oliveira foi chamado para uma rápida fala antes da Aula Magna e agradeceu a oportunidade da ABIA contribuir para a causa. “Sabemos o quanto é importante esse momento para vocês e por isso em nome do Projeto, de Vagner de Almeida, do seu diretor-presidente Richard Parker, entre outros, a ABIA fica muito feliz de poder fomentar e germinar incidências que possam e vão reverberar na luta por direitos e igualdade de todas e todos vocês”, salientou. Políticas de AIDS e o Movimento LGBT e Elaboração de Projetos Sociais, Captação de Recursos e Procedimentos de Configuração de Organização da Sociedade Civil serão os temas das aulas de Veriano Terto Jr e Vagner de Almeida, nos dias 10/10 e 26 e 31/10, respectivamente, na UERJ.

Aula Magna com Jean Wyllys

Após a Mesa de apresentação com representantes institucionais e do movimento social, o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) iniciou sua Aula Magna para todos(as) os(as) presentes. Sua fala iniciou-se com um apanhamento histórico e social sobre os Direitos Humanos e sua prática instrumentalização para com diversos segmentos e possibilidades de atuação: religioso, cultural, diversidade sexual e minorias no geral. “Direitos Humanos não são direitos de bandidos. São direitos de todos e todas nós, são direitos atávicos, ou seja, próprios de cada um”, resumiu ele de maneira clara e objetiva para afastar a ideia, atualmente pejorativa, de que “o conceito serve para defender bandido”.

Além disso, conceitos como Filosofia, Política, Sociologia, Democracia e outros também nortearam seu momento como professor magno. Ressaltando a importância de se empoderar como forma de atuação política na luta pela igualdade, Wyllys reforçou que é necessário manter-se bem informado e ter atenção com as chamadas Fake News, isto é, com as notícias falsas. “Tem gente que me odeia sem nunca ter me conhecido ou ouvido falar. Mas porque recebeu ou leu uma fake news sobre mim. Então é importante estar atento aos demagogos que estão há 30 anos, por exemplo, na política. Temos que fazer uma boa política porque muitos acham que o lugar máximo de um LGBT tem que ser nas artes. Não pode ser político, CEO de uma empresa ou outra coisa na vida”, discursou ele. E encerrou: “eu quero semear esse solo e germinar em muitos de vocês esses valores e possibilidades para gerar bons frutos, pessoas e cidadãos”.

 

Texto: Jean Pierry Oliveira
Fotos: Jean Pierry Oliveira

%d blogueiros gostam disto: