ABIA e outras ONGs participam de Pré-Congresso sobre DST e AIDS no RJ (2017)


Realizado no último domingo (09/07), no Rio de Janeiro o Pré-congresso Brasileiro, evento satélite ao XI Congresso Brasileiro de DST e VII Congresso de Aids 2017, que ocorrerá de 09 à 13 de julho no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, foi muito elogiado pelos participantes e palestrantes presentes.

Coordenado por Veriano Terto Jr, vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e Kátia Edmundo do CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde), o encontro se baseou a partir de um painel de debates retirado do simpósio “Experiências comunitárias na prevenção às DST/AIDS no Rio de Janeiro: a perspectiva da sociedade civil organizada”, que tem como objetivo promover discussões acercas das experiências dos principais integrantes de ONG’s e atores da sociedade civil para com a prevenção às DST/HIV/AIDS e as populações mais vulneráveis.

A ideia do pré-congresso foi fomentar novos olhares de prevenção a partir da voz de pessoas e da sociedade civil, longe ou com menos enfoque na linguagem basicamente biomédica de outros eventos do tipo que, geralmente, são ministrados para o público acadêmico e no âmbito clínico-médico. Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens (ABIA), Kátia Mariano e/ou representante (CEDAPS), a transexual Maria Eduarda (Grupo Pela Vidda RJ) e Roberto Pereira do Centro de Educação Sexual (CEDUS) foram os principais expositores do evento. Em sua fala Almeida levantou a necessidade de ir em busca e tentar inserir os jovens que não estão em comunidades organizadas dentro das questões do HIV/AIDS. Além disso, Almeida alertou que “ precisamos inserir a necessidade do pensar em conjunto entre jovens e idosos, já que estamos em um momentos onde as duas gerações devem se agregar para buscar o seu lugar de fala.”

Texto: Jessica Marinho e Jean Pierry Leonardo

Fotos: Vagner de Almeida e Richard Parker

 

%d blogueiros gostam disto: