Entre os dias 17 e 30 de outubro, a 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe, durante duas semanas, 327 títulos em diversos endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.
A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A 43ª Mostra é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Desde 2017, o evento também apresenta filmes de realidade virtual.
Sobre a temática de direitos humanos, destacam-se quatro filmes brasileiros, inspirado no livro Carcereiros, de Drauzio Varella, e Currais, um misto de documentário e ficção. Além deles, o filme Indianara retrata a história de uma mulher trans revolucionária. Indianara luta, ao lado de seu grupo, pela sobrevivência das pessoas trans no Brasil. Frente aos ataques do seu próprio partido político e ao avanço totalitário no país, ela junta suas forças e parte para um último ato de resistência.