Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

20 anos de Cabaret Prevenção e Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e Prevenções Populares do HIV e AIDS – (2015)


No dia 02/12/2015 no Centro Cultural do Banco do Brasil, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA, celebrou os 20 anos de Cabaret Prevenção e entregou o PRÊMIO RECONHECIMENTO: Promoção em Saúde e Prevenções Populares do HIV e AIDS” aos ativistas e instituições que estão na frente da luta contra o HIV e a da AIDS. Momento de grande emoção e encontros felizes com amigos, parceiros, conhecidos e convidados.
A sala do Centro Cultural do Banco do Brasil no 4º andar abriu às 18:45 para que os convidados pudessem entrar vendo a exibição do Clip da construção de todo processo de criação das Oficinas de Teatro Expressionista, Sexualidade e AIDS para Homens que fazem sexo com Homens, de onde resultou toda trilogia dessa história HSH.
O Diretor-Presidente da ABIA Richard Parker abriu a cerimônia com uma fala de lembranças do projeto Homossexualidades para HSH da ABIA que iniciou em 1993. Com um discurso rápido e objetivo deu como aberta a noite da cerimonia e a da exibição do filme documentário Cabaret Prevenção
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o discurso de dois participantes de Cabaret Prevenção, pois a 20 anos estiveram nos palcos do extinto Teatro Alaska, na Galeria Alaska no Rio de Janeiro. Reduto da boêmia e da história cultural gay da cidade.
Ferrulla Muniz e Marcos Santos emocionados relembram de toda trajetória da construção social e coletiva de C.P.
Todos os discursos da noite foram emocionantes e o Projeto e a instituição ABIA ficaram honrados em saber que de alguma forma ainda podemos juntos fazer grandes contribuições a esse sistema que tanto deleta, separa, diminui e divide a sociedade que mais necessita de ajuda.

A lista dos 20 homenageados com o PRÊMIO RECONHECIMENTO: Promoção em Saúde e Prevenções Populares do HIV e AIDS

1 – Pela Vidda Rio
2 – Pela Vidda Niterói
Gostaria de convidar duas entidades que muito tem contribuído e feito em prol da Luta contra o HIV e da AIDS
3 – AGANIM. Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 17 de dezembro de 1988, no bairro de Juscelino, até então , município de Nova Iguaçu. Com atuação extensiva a vários municípios da Baixada, o grupo procura manter um equilíbrio entre suas atividades na área de prevenção as DST´s/ AIDS e garantir a construção de uma cultura em defesa dos direitos e do respeito ás diversidades, afirmando a heterogeneidade e a pluralidade como valores da nossa sociedade. um movimento social organizado que pauta suas reivindicações na denúncia e no enfrentamento ás discriminações e injustiças, buscando reafirmar e garantir os direitos humanos e sociais para os diferentes grupo
4 – Grupo Arco Iris. No dia 21 de maio de 1993 no Rio de Janeiro a partir do sonho de um grupo de amigos em resposta a epidemia de AIDS e a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foi criado o Grupo Arco Iris. . Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é promover qualidade de vida, direitos humanos e cidadania ao público – LGBT.
5 – Marcos Santos. Há 20 anos passados ele chegou na ABIA, tímido, calado e desflorou-se em Cabaret Prevenção. Sempre calmo e pontual participou de todo coletivo da construção da trilogia do espetáculo, do livro e do filme
6 – Ferrula Muniz. estilista, atriz, migrou do Ceará, visitou a ABIA e permaneceu em todo processo social e coletivo dessa de toda construção de Cabaret Prevenção.
7 – Regina Bueno. ativista militante da saúde, em especial em HIV/Aids e juventude, ama cuidar de pessoas e lutar por respeito, dignidade e solidariedade entre SERES HUMANOS. O amar ao próximo como a si mesma é uma meta de vida pessoal na busca da verdadeira JUSTIÇA SOCIAL e da PAZ entre pessoas, na busca de um mundo muito mais FELIZ.
8 – Reinaldo Ribeiro Jr. Graduando em Biologia, Atua com adolescentes e jovens de comunidades a 7 anos nas temáticas de sexualidade, prevenção, adolescência e puberdade a 5 anos ativista na REDE JOVEM RIO + atuando numa melhor saúde para as PVHA e na prevenção do HIV e na luta contra seus estigma
9 – Jean Pierre Oliveira
“Minha trajetória iniciou-se despretensiosamente. A busca pelo aprimoramento e experiência profissional no Jornalismo, me proporcionou um verdadeiro “mergulho” dentro de um mundo totalmente desconhecido, mas altamente rico. Sinto que o contato com o movimento de HIV/AIDS me trouxe uma nova perspectiva e olhares do que é viver com a sorologia, bem como permitiu afastar-me das vestes do preconceito”
10 – Maiana Santos. Nasci anteontem.
Ontem aprendi a ficar de pé e hoje começo a caminhar. A estrada a qual vou seguindo, vou também descobrindo.Pelo caminho profissional, descobri um mundo, antes fechado, gradeado, isolado por fora, para impedir a minha aproximação, e que hoje eu faço questão de convidar os que estão de fora a conhecê-lo. Meus passos são curtos, meu conhecimento pequeno, mas a esperança cresce a medida em que encontro pessoas que me apontam novas formas de seguir. … estudante de jornalismo e membro da equipe jovem da ABIA na área de comunicação faz parte do time de jovens que farão a diferença no Brasil future. (Angélica Basthi)
11- Lucas Pinheiro da Silva. graduando em Serviço Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, integrante do Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero, Raça/Etnia a partir do Materialismo Histórico Dialético, compõe a Secretaria de Combate às Opressões do Diretório Central de Estudantes- DCE UNIRIO, integrante do Projeto DIVERSIDADE, SEXUAL, SAÚDE E DIRETOS entre JOVENS da ABIA e militante do Coletivo Contra Corrente.”
12 – Josias da Silva Freitas, bolsista do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto de Infectologia Evandro Chagas (LaPClin-aids/INI/Fiocruz), desde 2006 tem trabalhado com seriedade, dedicação e eficiência como recrutador, divulgador e educador comunitário dos estudos que envolvem as populações de HSH, gays, travestis e transexuais do LaPClin-aids.
13 -Toni Araújo. Um ser que somente acreditava nos idos anos 90 que só existia tempos nublados nas montanhas russas do HIV-AIDS , hoje apesar desses tempos ainda estarem nublados e a montanha russa estar frenética …através de uma longa jornada adentro de amores e dissabores ….hoje ele acredita que é possível ver pote de ouro além do arco-íris…. Ele surge na ABIA na década de 90 com sua criatividade de artista e torna-se um dos grandes ativistas e articulador da Prevenção do HIV e da AIDS, trabalha atualmente na linha de frente na Fiocruz IPEC – Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas
14 – Laylla Monteiro assistente de pesquisas para mulheres transexuais e travestis da Fiocruz do instituto nacional de infectologista Lapclin aids
15 – Gloria Victonino
16 – Jaciara Celebridade. Gloria Victorino desde 1991 trabalhando com prevenção na Comunidade do Quitungo com a comunidade jovem e adulta, se aperfeiçoando sempre nas Instituições como ABIA, Pela Vidda Rio, CEDAPS e fez parte da Plataforma do Centro Urbano e Centro de Atitude e Prevenção do Quitungo (Vagner)
17 – Rita de Paula
18 – Vera Lucia da Conceição Caldeiras. Ativismo e mobilização fazem parte da construção dessas mulheres que estão na ponta desse iceberg de tantos enfrentamentos sociais. Vivendo na comunidade da Rocinha fazem seu trabalho de prevenção com a comunidade (Juan)
19 – Egboni Epifânio de Oxóssi.. Faz um trabalho de prevenção dentro dos terreiros da Baixada Fluminense e continua na frente de tantos entraves sociais.
Tenho defeitos, mas também qualidades. Uma delas é a solidariedade, respeitar o espaço de cada um e a minha dedicação aos Orixás e tudo que tange o terreiro.
20 – Etiéne Petrauskas. Ela vem editando todos os filmes que eu tenho dirigido tanto para a minha instituição a ABIA, como todas as outras produções que por anos temos realizados juntos. Seu crescimento no entendimento do HIV e AIDS e do universo das DIVERSIDADES surgiram com ela editando os filmes e ouvindo as falas dos protagonistas e hoje ela multiplica saber entre outros grupos sociais por onde ele vive e trabalha.
Fotos: Amaya Perez, Vagner de Almeida, outros

%d blogueiros gostam disto: