Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Talk Show ABIA – História da Epidemia de HIV/AIDS no Brasil


ABIA lança programa de entrevistas e retoma reflexão sobre o impacto da epidemia do HIV/AIDS no país

Qual o legado de um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo? A epidemia do HIV/AIDS, que já causou mais de 33 milhões de mortes em todo o planeta, é o tema central da série de cinco programas de entrevistas da pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA). O ABIA Talk Show será lançado no próximo dia 18 de maio. Os episódios têm cerca de até 30 minutos cada.

Os programas, que ficarão disponíveis no Canal da ABIA no YouTube, têm por objetivo aprofundar sobre o legado da experiência brasileira na epidemia da AIDS e as contribuições exitosas para a construção de uma política de prevenção do vírus HIV no País. Além disso, as entrevistas abordam sobre os desafios para a quinta década de epidemia da AIDS.

Apresentado por Vagner de Almeida, documentarista premiado em 2006, pelo New York Brazilian Festival, os Talk Shows analisam os 40 anos de história da epidemia no Brasil. As duas primeiras entrevistas são com o doutor em antropologia Richard Parker, diretor-presidente da ABIA e considerado um dos cientistas mais influentes no mundo.

Parker conversa, respectivamente, sobre “História da prevenção nos anos 1980: sexo seguro, redução de danos e respostas comunitárias” e sobre a “História da Prevenção nos anos 1990: violência estrutural e respostas culturais – Homens que fazem Sexo com Homens (HSH)”.

Já o doutor em saúde pública, Veriano Terto Jr. é convidado do terceiro programa “A prevenção nos anos 2000: Tratamento como prevenção”. Terto Jr. faz uma abordagem sobre o cenário da prevenção da AIDS na época que o Brasil era uma referência mundial no enfrentamento do HIV. O médico Juan Carlos Raxach participa do episódio sobre “A prevenção combinada nos anos 2000”. Um dos métodos preventivos surgido na ocasião, a prevenção combinada oferece a Profilaxia Pós-Exposição e a Profilaxia Pré-Exposição e outras ferramentas cruciais para a resposta à epidemia do HIV/AIDS.

O último episódio do ABIA Talk Show será uma conversa com os três convidados (Parker, Terto Jr. e Raxach) sobre a “História da prevenção no Brasil e no mundo. O bate-papo oferece uma abordagem aprofundada sobre os desafios e possibilidades para a prevenção ao HIV na 5ª década da epidemia.

ESTATÍSTICAS GLOBAIS SOBRE HIV 2021
37,7 milhões [30,2 milhões – 45,1 milhões] de pessoas no mundo inteiro estavam vivendo com HIV em 2020.
1,5 milhão [1 milhão – 2 milhões] de pessoas ficaram recentemente infectadas pelo HIV em 2020.
680 mil [480 mil – 1 milhão] de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS em 2020.
79,3 milhões [55,9 milhões – 110 milhões] de pessoas foram infectadas com o HIV desde o início da epidemia.
36,3 milhões [27,2 milhões – 47,8 milhões] de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS desde o início da epidemia.
(Fonte: UNAIDS)

ESTATÍSTICAS SOBRE HIV NO BRASIL 2021
694 mil pessoas em tratamento
33.701 novos casos de HIV em 2020
381.793 casos de infecção no país entre 2007 e 2021
60,8% dos casos foram entre os homens e 30,2% casos entre as mulheres
Maior incidência de casos (52,9%) entre pessoas de 20 a 34 anos
(Fonte: Ministério da Saúde)

 

 



%d blogueiros gostam disto: