Mostrar para a sociedade que é normal demonstrar carinho em locais públicos, esse é o objetivo do projeto artístico “Afetos”, produzido pelos estudantes de relações públicas e jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Filipe Barreto e Waldick Junior. Utilizando o Twitter (@filipeebarreto) para divulgar o trabalho, o projeto apresenta casais homossexuais em situações corriqueiras em pontos turísticos de Manaus, como o Teatro Amazonas e a orla da Ponta Negra.
No ar desde o final de setembro, a produção das fotografias aconteceu durante o último mês de agosto. Filipe Barreto explica que foi necessário estudar e pensar bem quais registros seriam apresentados para que o público entendesse o contexto do trabalho.
“A maioria das pessoas que viram o projeto se emocionaram e falaram que era necessária essa ação. Ninguém se ofende se ver um casal hétero se beijando na rua, mas muitos viram a cara ou fazem carreta se verem um casal homossexual andando de mãos dadas”, disse Barreto que ainda revelou como se originalizou a ação.
“Estava conversando com o Waldick e debatemos sobre o cenário LGBT de Manaus e como é diferente de outras cidades. Lembramos que durante nossas viagens para São Paulo, era normal ver pessoas andando de mãos dadas nas ruas e demonstrando afeto pelo outro. Aqui, esses simples gestos não acontecem devido a insegurança. É muito difícil ver casais demonstrando afeto por medo”, explicou o estudante.
Filipe Barreto informou que pretende seguir com o projeto e já planeja uma segunda etapa. Ele explicou que está em busca de outros casais que queiram participar para trazer mais diversidades para a amostra artística.
Fonte: Toda Hora