Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

 “OS DESGRAÇADOS” (1991)


OS DESGRAÇADOS, é um espetáculo expressionista que aborda a vida, o credo e o dissabor do povo brasileiro. É um expressionismo teatral que surge de forma diferente e revolucionária com a exposição de cenas que irão expressar a visão do mundo e das coisas, tentando subverter radicalmente a estética da vida dos infortunados, de uma população de rua que vivem nas grandes cidades e sofre com a invisibilidade dos poderes públicos. É um movimento teatral de protesto, pois recusa qualquer espécie de emoção passiva diante das situações vividas por todos que necessitam subviver na marginalidade do dia-a-dia do Brasil. Como em OS MISERÁVEIS de Victor Hugo, OS DESGRAÇADOS de Vagner de Almeida necessita surgir perante milhões de olhares passivos, omissos, em uma nova situação digna de qualquer outro ser humano que vive em melhores condições.

O espetáculo pretende mostrar a realidade dessa miséria expressionista que se encontra a maioria dos brasileiros de forma diferente, não apresentando “pacotes” prontos de críticas, os quais só procuram ridicularizar uma realidade que urge por mudanças; mudanças estas que só serão possíveis através da conscientização do povo brasileiro, sendo esse um dos objetivos do trabalho. Vale lembrar que conscientizar uma sociedade, não é dizer o que a mesma deva fazer, mas introduzir a liberdade de se expressar por si mesma.

OS DESGRAÇADOS, é uma peça que necessita ser pura expressão do eu subjetivo, saindo de dentro para fora, do centro para a periferia do sentido intimo da coisa para podermos expurgá-la na superfície, a fim de tentarmos recriar um mundo menos pretencioso e selvagem.

Baseando-se também no Hino Nacional, o teatrólogo e diretor Vagner de Almeida, cumpre nesta fase de seu trabalho mais uma marca de sua proposta social, buscando causas e efeitos em uma realidade conflitante e depurativa dos nossos dias. O mesmo autor de “Adeus Irmão Durma Sossegado”, baseado na síndrome da AIDS, elabora uma nova abordagem de sua linha teatral onde a AIDS continua sendo o eixo que conduz essa proposta teatral.

Farão parte do elenco mais de 20 atores e técnicos trabalhando em cooperativa para a realização social de “OS DESGRAÇADOS, a qual também tem o apoio cultural de SOMOS DOIS PRODUÇÕES ARTISTICAS LTDA, e a estreia está marcada para o dia 6 de julho de 1991 no CENTRO CULTURAL NOEL

ROSA, Av: 28 de setembro, 109 fundos, Vila Isabel.

Farão parte do elenco mais de 20 atores e técnicos trabalhando em cooperativa para a realização social do espetáculo.

TEXTO E DIREÇÃO: VAGNER DE ALMEIDA

Arte visual: Claúdio Mesquita (A 4 Mãos)




Conteúdos Relacionados

%d blogueiros gostam disto: