Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Arte como cura para corpos diversos na luta contra HIV-AIDS

6 de março de 2021 @ 10:30 - 11:30

A arte é saúde? Nesta roda de conversa, os educadores pares do projeto PrEP 15-19, da Faculdade de Medicina da UFMG, promovem um bate-papo com o cineasta e pesquisador, Vagner de Almeida, e o escritor, Salvador Corrêa: dois ativistas que encontraram na arte as ferramentas não só de comunicação e articulação, mas também de luta por políticas e ações justas para o controle da epidemia do HIV. O objetivo é pensar a multilinguagem da arte como resgate do autocuidado e acolhimento de indivíduos, cujos corpos são invisíveis para a sociedade.

 

Duração: 1h

 

Transmissão pelo youtube.com/culturaufmg

 

Vagner de Almeida – cineasta e pesquisador dos temas homossexualidade, HIV e Aids desde 1983, com formação em direção de documentários em vídeo/filmes pela New York University (NYU).  Em 1989, integrou-se à Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme produzido pela Associação foi Cabaret Prevenção (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade de homens que fazem sexo com homens (HSH) no país.

Salvador Corrêa – psicólogo, mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e doutorando em Saúde Coletiva (IFF/FIocruz), têm contribuído com reflexões sobre a pandemia de HIV no Brasil e debates públicos em sites, mídia imprensa e lives. Atua como escritor, sanitarista, ativista vivendo com HIV e criador da Caminhos PositHIVos Consultoria em Saúde. É autor do livro O Segundo Armário – diário de um jovem soropositivo (Editora Autografia).

Emilly, Ícaro, Gabriel e Junim Consenza – educadores pares do projeto PrEP 15-19, que avalia o uso da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) como parte da chamada prevenção combinada entre jovens de 15 a 19 anos. O estudo multicêntrico é realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, USP e UFBA, com financiamento do Ministério da Saúde e da OMS/Unitaid.

Detalhes

Data:
6 de março de 2021
Hora:
10:30 - 11:30
Website:
youtube.com/culturaufmg