Fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e outros ativistas, a ABIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que sempre atuou na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e da aids no Brasil. Entre os temas prioritários, estão o acesso ao tratamento e assistência e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS.
Ao longo dos últimos anos, a ABIA especializou-se em advocacy, com foco no acompanhamento das políticas públicas, na formulação de projetos de educação e prevenção ao HIV e à AIDS e no acesso à informação em HIV e AIDS.
A ABIA também busca uma incidência proativa e atua diretamente na democratização da informação sobre o HIV e a AIDS com base em análises críticas e pesquisas fundamentadas. Um dos seus princípios é contribuir com os esforços governamentais e, principalmente, da sociedade civil na área de educação e prevenção.
No próximo dia 20 de outubro, terça-feira, às 21h, a jornalista Roseli Tardelli conversa com integrantes da organização na live “ABIA: advocacy e ações de solidariedade em tempos de pandemia”.
Conheça os convidados:
Veriano Terto
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Foi coordenador de projetos e coordenador geral da ABIA (1989-2012), com foco nos seguintes temas: HIV/AIDS, políticas públicas, direitos humanos, homossexualidade e sexualidade. Entre 2002 e 2004, foi pesquisador-visitante no Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS/PPGAS/UFRGS. Foi também professor visitante do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IESC/UFRJ (2013-2015). Atualmente, é vice-presidente da ABIA.
Pedro Villardi
Pedro Villardi representa a ABIA na coordenação do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos povos, (GTPI/Rebrip). É doutor em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.
Sonia Corrêa
Sonia Corrêa é formada em arquitetura e tem uma pós-graduação em antropologia. Desde o final de 1970, esteve envolvida com pesquisa e ativismo em gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos. Fundou a ONG SOS – Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e Cidadania, a Comissão para os Direitos da Reprodução e da Rede Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos. Desde 2002, com Richard Parker, coordena o Observatório de Sexualidade e Política (Sexuality Policy Watch/SPW), secretariado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. O Observatório é um fórum transnacional aberto de pesquisadores e ativistas dedicado a análises de política sexual. Nesse momento, o SPW desenvolve uma pesquisa sobre políticas antigênero na América Latina. Desde os anos 1990, Sonia Corrêa também esteve envolvida em atividades acadêmicas. Em 2016-2017 desenvolveu atividades de pesquisa e docência no Gender Department da London School of Economics, e é membro do comitê editorial da série Global Queer Politics.
Vagner de Almeida
Coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Pesquisa o tema da homossexualidade, HIV e AIDS desde 1983. Em 1989, integrou-se à ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme dele produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) foi “Cabaret Prevenção” (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH no país. Dentre todos os filmes realizados, destaca-se o filme “Borboletas da Vida” (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário. Além disto assume outras frentes, tais como: escritor, diretor, fotógrafo, ativista, ator, crítico de teatro, coordenador de Oficinas de Prevenção de HIV/AIDS e IST-ABIA e formando em direção de documentários em vídeo/filmes na NYU – New York University. Atualmente, é o coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens na instituição.
Serviço:
Live: “ABIA: advocacy e ações de solidariedade em tempos de pandemia”
Quando: Terça-feira, 20 de outubro de 2020
Horário: 21h
Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:
TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)
Facebook: t.ly/cprb
Fonte: Agência de Notícias da AIDS