Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2019, a AHF Brasil vai promover, pela primeira vez, uma ação simultânea nas seis cidades em que atua, em parceria com ONGs e governos locais.
Por meio da arte de rua, com grafite em tempo real, a ação pretende conectar o significado da data às realidades locais e sensibilizar os jovens, a população mais afetada pelo HIV no país nos últimos anos.
As ações serão desenvolvidas no Rio de Janeiro, em Recife, Manaus e Tabatinga (AM), no domingo, dia 1º de dezembro; em São Paulo, na segunda-feira, dia 2; e em Parintins (AM), na terça-feira, dia 3.
Nas seis cidades, as ações serão desenvolvidas em parceria com a sociedade civil, representada por 15 ONGs locais, e com os Programas Municipais e Estaduais de IST/Aids.
Além disso, a AHF Brasil também apoiará eventos relacionados ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Porto Alegre, onde começará a atuar em 2020.
“Estamos em um momento crucial da luta contra a epidemia de aids, que é sensibilizar os jovens para, de um lado, prevenir a infecção pelo vírus, e, do outro, acolher e orientar rapidamente as pessoas que têm um diagnóstico positivo. Isso não se faz sozinho, se faz com a participação coletiva. E nossa ação para o Dia Mundial 2019, em seis cidades, num país do tamanho do Brasil, mostra que a união de esforços é o caminho”, diz Beto de Jesus, diretor da AHF Brasil.
De acordo com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, quase metade dos novos casos de HIV no Brasil ocorre em pessoas com menos de 30 anos.
Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), as infecções pelo vírus no Brasil cresceram 21% desde 2010, contrariando a tendência mundial de estabilização ou declínio, dependendo da região. Na América Latina, apenas Chile e Bolívia tiveram pior desempenho no período.
SERVIÇO:
Ações da AHF Brasil para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2019
Domingo, 1º de dezembro
RIO DE JANEIRO
Local: Arcos da Lapa | 30 anos do Grupo Pela Vidda/RJ
Endereço: Av. Mem de Sá – Lapa
Horário da atividade: das 10h às 14h
Parceiro: Grupo Pela Vidda/RJ
Artista/grafite: Igor Skider | Instagram: @skid.er
RECIFE
Local: Parque da Macaxeira
Endereço: Av. Norte/Miguel Arraes de Alencar, s/n – Macaxeira
Horário: das 13h às 17h
Parceiros: Gestos, Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas/Núcleo Pernambuco, Instituto Papai, Bigu Comunicativismo, Grupo Adolescer, Ser Coletivo, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids/Núcleo Pernambuco, Coletivo Mangueira, Casa Menina Mulher, Articulação Aids/Núcleo Pernambuco
Artista/grafite: Caju | Instagram: @cajuartsffiti
MANAUS
Local: Sindicato dos Estivadores de Manaus
Endereço: Rua Visconde de Mauá, esquina com a Rua Gov. Vittorio
Horário da atividade: das 8h às 17h
Parceiro: Rede Amizade
Artista/grafite: Alessandro Hipz | Instagram: @alessandro_hipz
TABATINGA
Local: Praça da Juventude
Endereço: Rua 1º de fevereiro s/n
Horário: 9h às 17h
Parceiros: Programa Municipal de IST, HIV e Hepatites Virais, Projeto Viva Melhor Sabendo e Associação de Gays, Lésbicas e Travestis na Tríplice Fronteira/AGLTTF
Artista/grafite: Thaizis Benlolo | Instagram: @thaizis
Segunda-feira, 2 de dezembro
SÃO PAULO
Ação de Testagem de HIV
Local: Vão do Museu de Arte de São Paulo/MASP
Endereço: Av. Paulista, 1.578 – Bela Vista
Horário da atividade: das 10h às 21h
Parceiros: Instituto Cultural Barong, Abong e Programa Estadual de DST/Aids
Artista/grafite: Mariana Mats | Instagram: @mari_mats
Terça, 3 de dezembro
PARINTINS
Dia D contra o HIV/Aids
Local: Hospital Regional Doutor Jofre Cohen
Endereço: R. Herbert Azevedo, 985
Horário da atividade: a partir das 8h
Parceiros: Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins/AGLTPIN e Programa Municipal de DST/Aids
Artista: Bruno do Carmo
Fonte: Agência AIDS