O assessor do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, Juan Carlos Raxach esteve em Porto Alegre, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2018, no XVIº Seminário Nacional de Prevenção ao HIV. O encontro que foi coordenado pela Rede da Pastoral da AIDS discutiu o papel do agente de pastoral na estratégia de tratamento como prevenção.
Raxach foi o responsável por apresentar o tema de adesão ao tratamento durante o seminário. Os presentes no encontro elogiaram bastante a apresentação e debateram juntamente com assessor questões como o autoteste, pauta levada ao encontro através de representantes do Ministério da Saúde. De acordo com Raxach, “ o encontro foi de extrema importância para que pudéssemos juntos pensar as reais necessidades e possibilidades para uma maior adesão ao tratamento no Brasil. ”
A Rede que está presente em 21 estados da federação reafirmou ao fim do encontro seu compromisso com a vida como direito humano, com a democracia como forma de organização social e a Constituição Federal como garantia de seu funcionamento e com o Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema que garante a possibilidade de vida com qualidade para todos os cidadãos e cidadãs.
Foto: Renato Oliveira/Pastoral da AIDS