Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Quebra das Ideias: “A gente quer prevenir o HIV/aids ou prevenir os corpos positivos?”


O que vem à sua mente quando falamos em HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)? Apesar dos avanços do Brasil em relação à prevenção e tratamento dessas infecções, pouco se fala das pessoas que convivem com isso – uma vivência, muitas vezes, envolta em muitos esterótipos.

“Eu não sou o HIV”, sintetiza Andreará, jornalista e educomunicador do Coletivo Contágio. A iniciativa formada apenas por pessoas que vivem com o vírus aborda a questão por meio da cultura. E Andreará questiona inclusive o mote de campanhas de prevenção que têm voltado a adotar um viés moralista. “A gente quer prevenir o HIV/aids ou os corpos positivos?”, questiona.

Esse é o tema do 6º episeodio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento, que também conta com a participação de Tabata Alves, agente de prevenção em um equipamento público de saúde e vice-presidente da ONG Conviver é Viver, que atua com prevenção e acolhimento na região do Jardim Ângela (zona Sul de São Paulo).

Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou clicando aqui.

No programa, Andreará e Tabata falam do preconceito, da desinformação, diferentes formas de abordar o assunto e a busca pessoal pela vida plena estando com HIV, em meio a efeitos colaterais dos remédios e outras formas de tratamento.

“Principalmente o jovem, quando descobre que tá infectado, um deles a primeira coisa que me perguntou foi: ‘eu não vou nem conseguir faculdade?’”, exemplifica Tabata, que descobriu a infecção pelo vírus há 16 anos.

Resgate

O programa é um resgate da entrevista realizada em dezembro de 2019 no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo nas redes sociais da Periferia em Movimento.

Fonte: Periferia em Movimento

%d blogueiros gostam disto: