Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Facebook bloqueia página da ABIA por algumas horas por causa de foto histórica


A ABIA é a mais recente vítima do avanço das forças conservadoras que afetam o Brasil e atuam nas redes sociais na linguagem do “algoritmo”.

No último sábado (28/10), o Facebook retirou do ar por algumas horas a fanpage da ABIA após a instituição publicar uma imagem histórica da elogiadíssima peça teatral “Cabaret Prevenção”. A imagem bloqueada pelo Facebook não tem cena de nudez ou sexo explícito. Mostra vários homens com os torsos nus e em posição de expressão da sua sexualidade.

“Cabaret Prevenção” foi montado em 1995 por Vagner de Almeida e foi um sucesso na época. O trabalho foi registrado em livro e serviu de inspiração para um documentário. A peça foi uma das últimas montagens teatrais encenadas no palco do maior teatro de reduto gay dos anos 1970 e 1980, o Teatro Alaska, na Zona Sul carioca,  adquirido mais tarde pela Igreja Universal.

O post foi publicado no contexto comemorativo dos 30 anos da ABIA, fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Desde março, a ABIA tem divulgado nas redes sociais imagens de momentos históricos da sua trajetória reunidos no blog ABIA 30 Anos.

Recentemente (10/10) , a ABIA emitiu nota onde já condenava a censura feita nas exposições que faziam alusão ao sexo e à sexualidade (Queermuseu e Curto-Circuito) e chamava a atenção para o impacto altamente negativo desta onda conservadora para o campo da prevenção do HIV e da AIDS.

Na ocasião, a ABIA já lembrava o quanto a censura viola o direito à prevenção e à saúde “na medida que cala as possibilidades de expressão das sexualidades e do sexo”.

A ABIA espera que o Facebook reveja o seu posicionamento e libere o post erroneamente censurado.

 

Fonte: Site da ABIA

%d blogueiros gostam disto: