Carregando Eventos

« Todos Eventos

Roda de Conversa “Juventude, Estigma e COVID-19”

fevereiro 26 @ 17:00 - 18:00

Livre
Com 240 mil mortes, numa população de 210 milhões, e mais de 8 milhões de infectados o Brasil desponta como um dos principais focos de COVID-19 no mundo. As desigualdades sociais, econômicas, culturais e outras vulnerabilidades estruturais impõe uma realidade ainda mais cruel para os brasileiros.
Alguns grupos considerados de risco – sobretudo idosos, profissionais de saúde e doentes crônicos – são os mais visibilizados pelas políticas de saúde e foco de atenção da prevenção do “novo normal”, de forma que diminua as chances de adoecer e morrer pelo vírus. Entretanto, para todos vale a mesma regra: álcool em gel, máscaras, limpeza constante de utensílios, superfícies e roupas, por exemplo.
Mas entre infectados, curados e mortos eis uma importante questão – que faz frente ao que foi o auge da epidemia de HIV/AIDS: a culpabilização de determinados indivíduos. Por mais vacinas que o mundo começa a produzir e empenhar para a imunização em massa, a população de jovens segue sendo um dos grupos mais criticados por sua postura diante do coronavírus: culpados por se aglomerar, culpados por festejar, culpados por passear, culpados por sair para dançar, culpados por marcarem encontros para transar entre outras coisas.
Mas afinal, é possível culpabilizar tão e somente essa faixa geracional pelo alastro da pandemia? E os jovens de favelas, conseguem fazer isolamento social como aqueles de apartamentos? O combate a estes indivíduos que burlam a quarentena pode ser considerado o mesmo quando comparamos a sua zona territorial? A desigualdade de oportunidades para trabalhar de casa é uma questão? É uma população menos empática? Muitas perguntas encontram-se sem respostas, mas são importantes serem discutidas.
Por isso o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) convida você para participar da Roda de Conversa “Juventude, Estigma e COVID”, no dia 26/02 (sexta-feira), das 17h00 às 18h00, via Zoom.
SERVIÇO:
O QUE: Roda de Conversa “Juventude, Estigma e COVID”,
QUANDO: 26/02 (sexta-feira)
ONDE: Zoom Meeting (

https://us02web.zoom.us/j/89146190102

)
HORÁRIO: 17h00 às 18h00

Detalhes

Data:
fevereiro 26
Hora:
17:00 - 18:00
Preço:
Livre
Website:
https://us02web.zoom.us/j/89146190102

Organizador

Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens
Telefone:
22231040

Local

Plataforma Zoom