Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Colégio Franco-Brasileiro adota ‘neutralização de gênero’ em vocabulário: ‘querides alunes’


Colégio Liceu Franco Brasileiro, em Laranjeiras (Foto: Reprodução Internet)

O Colégio Liceu Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, emitiu um comunicado aos pais dos alunos nesta terça-feira (10/11) onde decidiu permitir a docentes e a estudantes que manifestem livremente sua identidade de gênero. A informação foi publicada pelo jornalista Ancelmo Gois nesta quarta-feira (11/11).

A circular divulgada pela escola fala do “compromisso com a promoção do respeito à diversidade e da valorização das diferenças no ambiente escolar

Ainda de acordo com a instituição de ensino, eles acabam de adotar o que chamaram de “suporte institucional à adoção de estratégias gramaticais de neutralização de gênero em nossos espaços formais e informais de aprendizagem“.

A ideia é a neutralização de gênero gramatical adotando um conjunto de operações linguísticas voltadas tanto ao enfrentamento do machismo e do sexismo no “discurso quanto à inclusão de pessoas não identificadas com o sistema binário de gênero“.

O Franco-Brasileiro decidiu, inclusive, substituir a expressão “queridos alunos” por querides alunes”. A ideia é incluir múltiplas identidades. O Comitê da Diversidade e da Inclusão do colégio fará palestras sobre a questão.

Fonte: Ancelmo Gois/O Globo

%d blogueiros gostam disto: