Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Charlize Theron faz discurso emocionante sobre HIV e exclusão de grupos em Amsterdã


A propagação contínua do HIV está diretamente ligada ao status inferior de meninas e mulheres em todo o mundo, disse Charlize Theron, atriz vencedora do Oscar,  na Conferência Internacional de AIDS nesta terça-feira, 24.

A estrela fez um discurso estimulante sobre o impacto da doença na África. Representando a organização que ela fundou, o Charlize Theron Africa Outreach Project, na África do Sul, Charlize disse à multidão:

“Percorremos um longo caminho como comunidade global desde o pânico moral que definiu os primeiros estágios dessa epidemia. Quando você olha para o HIV e aids, você tem que pensar nos  fatores que estão fazendo essas pessoas serem infectadas.”

“Sabemos que o HIV está ligado ao status de segunda classe de meninas e mulheres em todo o mundo”, disse Theron. “Sabemos que o HIV atinge comunidades que nossas sociedades exploraram, descartaram e envergonharam. Comunidades como profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, nossa comunidade trans e homens que fazem sexo com homens.”

Theron descreveu Amsterdã como “um farol de abertura e aceitação em um mundo que se sente consumido pelo isolacionismo” e “uma onda crescente de nacionalismo, nativismo e retórica desumana em todo o mundo”. Mas ela ressaltou que os colonizadores holandeses tiveram um papel destrutivo na África, tratando também os indígenas como indivíduos segunda classe.

“Além de ser atriz, ativista e mãe, também sou africana”, contou Theron. “Minha família descende de colonos holandeses… que acreditavam na mentira da supremacia branca. Eles não reconheceram os povos indígenas que conheceram como seres humanos completos, mas como um recurso para explorar.”

“A África do Sul está lutando para desmantelar a sociedade racista fundada nessa crença. A luta contra o HIV está ligada à longa luta dos séculos pela igualdade, dignidade e direitos humanos e a única maneira de vencer esta guerra é transferindo o poder para as pessoas que foram excluídas, elevando a liderança local especialmente os jovens, espalhando oportunidade e acesso ”, declarou Theron aos quinze mil delegados.

“Eu vi a África do Sul de joelhos pela epidemia da  aids. Eu cresci na África do Sul do apartheid e vi meu país se despedaçar com preconceito e depois se reconstruir com o Ubuntu, uma crença em uma humanidade comum e que todos estamos ligados um ao outro. Eu posso sentir esse espírito aqui nesta sala.”

Fonte: Health 24 / The Daily Mail

Foto: Reuters

 

%d blogueiros gostam disto: