“Chegou o dia de me libertar para o resto de minha vida de uma espada de Dâmocles: há muitos anos tenho HIV (sigla em inglês de vírus da imunodeficiência humana)”, escreve a artista de longos cabelos e barba Conchita Wurst, alter ego do cantor Tom Neuwirth, em uma mensagem postada no Instagram para todo o mundo.
A vencedora do Festival Eurovisão em 2014 explicou que a razão pela qual decidiu revelar a informação neste momento é porque foi ameaçada por seu ex-parceiro. Este dado “é irrelevante para a opinião pública, mas um ex-amigo ameaça tornar pública esta informação privada, e não darei a ninguém o direito de me causar medo e tentar, desta maneira, ter influência sobre minha vida”, acrescenta. Conchita acredita que, no final das contas, é melhor que esse tipo de informação seja divulgada pela “própria pessoa” do que por outra.
“Espero encorajar [outras pessoas em situações semelhantes] e dar mais um passo contra o estigma em relação às pessoas que foram infectadas [com o vírus da Aids], seja por seu próprio comportamento ou sem ter culpa”, destaca. A cantora afirma estar sob tratamento médico há algum tempo, e o desejo de evitar a angústia de sua família foi uma das razões pelas quais não havia revelado publicamente a informação até agora. “Teria preferido ‘poupá-los’ de preocupações sobre o estado do HIV do filho, neto e irmão”, explica.
Em sua opinião, é uma informação “acima de tudo relevante para aquelas pessoas com as quais o contato sexual é uma opção”. “Estou mais forte, mais motivada e libertada do que nunca, obrigado pelo apoio de vocês!”, afirmou a intérprete de Rise Like a Phoenix. Conchita Wurst é uma personagem criada por Tom Neuwirth, estilista e cantor de 29 anos, que desde sua vitória no Eurovisão tornou-se ícone e embaixador da causa LGBT no mundo.
Fonte: EL País Brasil